Se deus é o exponencial máximo de perfeição no que toca a um
ser, então o paraíso é o exponencial máximo de perfeição no que toca a um
lugar.
Mas será que tal coisa existe? Será que é possível
considerar sequer que existe algo perfeito seja isso um lugar, um ser, um
momento…?
Penso que depende da maneira como empregamos a palavra: Se
realmente considerarmos o conceito de que algo perfeito significa que não lhe
falta nada (não é isto o conceito de completo?) então isso não é possível. Até
porque mesmo não faltando nada (pois eu acredito que todos nós temos dentro de
nós tudo para sermos perfeitos) isso não quer dizer que não existam outras
coisas para além do que não poderia faltar – algo perfeito significa então,
algo ao qual não falta nada e que não está sujeito a “extras” dispensáveis.
Então, porque esta crença que existe dentro de mim? Porque esta noção tão óbvia
e, no entanto, tão abstrata de perfeição? Sim porque mesmo sabendo dizer que
falta isto ou aquilo para algo ser perfeito, como posso eu saber tal coisa, se
eu nunca vi esse objeto ao qual não faltaria nada?
Só vejo uma saída para este problema: a perfeição é algo que
existe apenas na nossa mente. Uma projeção daquilo que nós (e por isto uma projeção subjetiva, fazendo do conceito de perfeição subjetivo) achamos que
iria ser um momento completo, onde não faltaria nada, ou até mesmo perfeito. E
será isto possível? Seria possível se nós fossemos donos de um poder
sobrenatural: Se o que comandasse todo o desenvolver do mundo fosse nada mas
apenas a nossa vontade, ou seja, se tudo fosse como nós queríamos. Mas acontece
que não é.
E é por isto… É por isto que o meu paraíso só existe na
minha mente. Porque nele tu estás comigo e de facto importas-te comigo, gostas
de mim. E nesse paraíso não existem outras variáveis, outros problemas.
Existimos tu e eu. E só isso chega para tudo o resto existir, fluir.
Por isto é que o meu paraíso
é algo que nunca pode ser verdade, porque é egoísta. É centrado em mim pois eu
sei muito bem que se tu pudesses fazer vingar o teu paraíso ele não se
aproximaria nem um pouco do meu. E é também por isto que um paraíso ou mesmo um
momento completo é quase impossível: Pois somos pessoas diferentes, que
queremos coisas diferentes.
A única saída para um paraíso
na Terra (sim, porque um paraíso não tem de ficar noutro planeta, noutra
dimensão – só ficam quando não são possíveis) é quando todos os envolvidos
querem exatamente o mesmo. Caso contrário tem de se contentar com um
exponencial não tão bom como o que poderiam ter.